O Projeto de Apoio a Inclusão Digital e Cidadania (PAIDC), nasceu na mobilização Nacional em torno do Mutirão para Superação da Miséria e da Fome, lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em abril de 2002.

         O PAIDC, é coordenado pelo Instituto de Cultura Religiosa juntamente com a Capelania Universitária, e tem como objetivo principal ser um centro mobilizador de inclusão digital, cidadania, mobilização social e atuação universitária, democratizando a informática para a população carente da abrangência da Diocese de Pelotas. Salientamos no aspecto social e acadêmico o seguinte elemento: _A descoberta da informática e sua aplicabilidade.

         O curso desenvolve nos jovens o conhecimento das ferramentas que compõem o Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) e o uso da Internet (navegação, e-mail e ferramentas de busca), além de estimular à aprendizagem e a procura do primeiro emprego, visto que se apresentam mais seguros e qualificados para o trabalho.

         Mais especificamente, o projeto propõe-se a ser um elo gerador de atividades interdisciplinares, possibilitando a participação organizada da comunidade docente e discente de diferentes centros e institutos daUCPel, em atividades coordenadas que visem à inclusão digital e o trabalho de resgate da cidadania entre a população. Desse modo,o projeto possibilita a extensão do ensino acadêmico à comunidade carente de Pelotas.

         Os cursos do PAIDC são direcionados às pessoas oriundas das paróquias da Diocese de Pelotas que vivem em situação de vulnerabilidade social, semestralmente.